quarta-feira, 26 de agosto de 2015

(BEDA) Somos todos professores? 26/31

Sabe quando uma nova mãe diz que todo mundo gosta de dar conselhos que ninguém pediu e se meter em assuntos que não diz respeito a mais ninguém só para dar uma diquinha, um "você deveria..."?

Então, professor também sofre isso. Principalmente professor de criança.

cataploft

Vejam bem, eu dou aula para crianças há quase três anos. Todo o semestre as turmas mudam para mim e consequentemente também mudam as crianças, então pode-se dizer que já lidei com todos os tipos delas. Da bagunceira à quieta-muda, da sonolenta à ligada na tomada. E sabe, eu não estou na escola por conta. Eu tenho todo o acompanhamento da coordenadora pedagógica e fui treinada para dar aula e lidar com todos os tipos de situações.
O pior das crianças, sem sombra de dúvida, são os pais. E por pais entendam também qualquer outro parente, babá, avós, responsáveis, etc.

Impressionante como todos sabem dar aula melhor do que você, que sabem de técnicas que viram no fantástico (sim), que leram um livro especializado no ensino de inglês para crianças (sim), que viram de perto o que a indisciplina causa e "é por isso que meu filho toma três remédios que o psiquiatra indicou" (sim).

Deixa eu contar sobre uma realidade para vocês: esses pais mal veem os filhos. Quase todos os meus alunos - senão todos - fazem 325118 atividades extracurriculares, saem de casa as 07 e voltam as 22 prontas para dormir, de banho tomado depois da natação, sabe? E tudo bem, eu super apoio as atividades extras (com moderação), mas eu vejo mais essas crianças do que os próprios pais! Então, por favor, não me venha encher meus pacová com coisas sem sentido.


Teve vez que uma mãe - que ficou ouvindo a aula atrás da porta - disse que eu não podia ser assim tão mole com as crianças, que onde já se viu criança gritar na sala de aula, porque isso ia ser mal exemplo para o filho dela.
Teve vez que o pai de uma aluninha de 5 anos me questionou qual tempo do verbo To Be eu já estava, porque ela estudava lá desde os 3 anos e não sabia o que era passado!!
Teve vez que a mãe "sugeriu" que eu falasse 50% em português e 50% em inglês em aula, porque é assim que as crianças fixam melhor o aprendizado.
E teve vez que uma avó pediu para "dar uma lida" no meu plano de aula para ver se condizia com o que a neta contava da aula. 


eu, internamente

Então "sugiro" aqui um negócio rapidão, acho que eu vi no Fantástico ou li em algum livro que fala "só desse assunto de ensinar" que quem sabe o que acontece, ou deve acontecer, dentro da sala de aula é o PROFESSOR.
Guarde seus conselhos, ou então seja mais delicados, por favor.

A teacher aqui agradece.


10 comentários:

  1. Eu já te achava uma rainha por lidar com crianças porque, por mais que eu ame elas de monte, não tenho a paciência necessária pra lidar, sabe assim? Então. Agora, LIDAR COM PAIS. Amiga, deve existir um lugar no céu reservado pros professores, porque na moral, estudar sei lá quantos anos pra ouvir esse tipo de coisa de gente leiga... É absurdo, até. Desconfiômetro é sempre bem vindo.

    te amo <3

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Agora, a pergunta que não quer calar: Por que diabos eu comentei como Ana Luíza? Quem é Ana Luíza? Omg who is she? São questões.

      Excluir
  2. Amiga do céu, depois desses anos trabalhando aqui na escola de teatro eu descobri que o problema de uma turma de 20 crianças nunca são as 20 crianças, mas sim os 40 pais que vem na bagagem.
    SÉRIO. Como tem pai DOIDO nesse mundo. Pai que enche o saco. Que acha que o filho é o melhor do mundo. Que acha que sabe mais que o professor. Que zzzzz. Dá aqui um abraço.

    Te amo! <3

    ResponderExcluir
  3. Cara, tem cada uma!! MInha mãe é coordenadora de escola e vira e mexe tem que lidar com pais sabichões. Que treta.


    Admiro muito quem lida com crianças assim. Tenho perfil não.

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Tenho uma amiga que dá aula e ela também reclama muito dos pais metidos e ausentes. Não sei se eles querem compensar a falta de algo e focam na professora ou o quê, só sei que né, tão errados.

    Eu tenho muito respeito por quem tem paciência pra ensinar, especialmente crianças. Eu jamais conseguiria fazer isso. Sério.

    Beijão!

    ResponderExcluir
  5. Eu admiro muito vocês professores, porque nasci nessa vida com a cota de paciência já pela metade, então tudo me irrita, especialmente criança chata, hahahaha. Pai de criança chata, então, deve ser muito pior. Também penso com frequencia nessas crianças que passam o dia inteiro, todos os dias, em atividades para que ninguém tenha que lidar com elas. É difícil, né?

    Você é a melhor teacher e melhor escolhedora de gifs desse planeta.
    Beijos te amo

    ResponderExcluir
  6. Oi Gabi!
    Eu admiro muito os professores, vocês. Minha mãe é e olha, o que ela sofre em sala de aula não é brincadeira.
    Que logo essa classe seja valorizada, porque olha, tá foda né.
    Meu sonho é fazer mestrado e doutorado e dar aula em universidade, mas veremos.
    Muita paciência pra você e mais noção pra esse povo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  7. Uma das coisas que eu ouço muito desde que comecei a cursar Letras é que eu vou ter que dar aula, e, consequentemente, em algum momento da minha vida, vou ter que dar aula para crianças. Eu sei que não é necessariamente verdade, mas é algo que me desespera muito, porque eu não sei lidar nem com elas, nem com os pais.

    Ser professor é uma coisa que eu admiro muito, muito mesmo, e que eu acredito que seja questão de ter vocação ou não. Não dá pra escolher esse caminho sem ter certeza que ele é o certo, porque vocês sofrem DEMAIS dentro dessa profissão, especialmente lidando com crianças. Acho que você merece uma medalha por não ser grossa com todos esses pais que Sabem Muito Mais, mas que não estão cinco minutos em casa pra ensinar. Sejem menas.

    Beijo! (E boa sorte, haha.)

    ResponderExcluir
  8. Nossa amiga, você é muito rainha por aturar isso tudo, sabe? Sou meio como a Couth, se dificilmente aguentaria as crianças, imagina só ter que engolir sapos de pais que acham que sabem de tudo? Pelo amor de Deus, né? Você já deve ter lido, mas lembrei muito de um post da Júlia lá do Filosofinhas, que ela diz algumas coisas que ela queria que os pais dos seus alunos soubessem, e uma delas é que o professor sabe de coisas que os pais mesmo desconhecem, e achei isso muito forte e importante.

    Enfim, força teacher Gab!
    beijos!

    ResponderExcluir
  9. minha mãe é professora.. sério. Respeito total por professores, não sei como vcs conseguem. Ensinar crianças pequenas pra mim é muito castigo. E os pais de hoje em dia são todos malucos, querendo ensinar padre a rezar missa. Pff..
    Tendo uma mãe professora, nunca tive chance. Se algum professor reclamava de mim ela já dizia "Leticia, o professor sempre está certo".. hahahah
    Bjs

    ResponderExcluir