sábado, 12 de janeiro de 2013

Divagando.

Hoje eu peguei o ônibus no pior horário possível: 18 horas.
Demorei 1 hora para chegar em casa, trajeto que normalmente dura 30 minutos. 
Fui  cochilando, batendo de cabeça na janela e passando vergonha quase o caminho inteiro. Numa parte da viagem, porém, comecei a observar as pessoas que estavam no ônibus comigo.
Não sei vocês, mas eu gosto de observar as pessoas. E pelo que eu observo crio histórias completas da vida delas até aquele momento. Mas hoje eu apenas as definia em uma palavra. Por exemplo: tinha uma família em pé no ônibus, com duas crianças. Olhei para o rosto do pai e automaticamente pensei: "Descrença". Ele estava com uma Bíblia na mão e parecia estar voltando da igreja, mas no rosto dele não tinha um pingo de fé ou esperança. Fiquei triste.
Então eu virei um pouco minha cabeça e percebi que tinha uma mulher sentada do meu lado. Não sei em que parada ela subiu no ônibus, deve ter sido no momento das minhas cochiladas. Eu olhei para ela e pensei:  "Leveza". Ela estava com um vestido lindo, bem solto e fresco e tinha cheiro de banho recém tomado. Além disso estava lendo o livro Ame o que é seu (que é ótimo, by the way). Nenhuma palavra definiria ela tão bem quando leveza.
Depois de mil pessoas que passaram aos meus olhos nessa 1 hora de viagem e depois de várias palavras que as definiriam, olhei o meu reflexo na janela.

Que palavra eu me daria naquele momento? Que palavra me definiria agora se eu me olhasse com atenção no espelho?

Talvez "nervosismo". Um pouco de "ansiosidade". Vergonha. Pressão. Cansaço. Vestibulanda.


6 comentários:

  1. Eu definiria com fofura, porque você é fofa, Gab!
    E eu adoro observar as pessoas no ônibus.. Presto atenção quando estão no celular, já escutei cada uma..
    Beijo! <3

    ResponderExcluir
  2. Também penso muito sobre a vida alheia, ainda mais em ônibus, mas crio histórias inteiras mesmo, nunca fui dessas que pensou em uma palavra só, rs
    Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Também gosto de observar as pessoas e imaginar sobre elas no ônibus! E os diálogos alheios? Super divertidos! haha
    Adorei!
    Beijos :*

    ResponderExcluir
  4. Que texto, Gab! Sério, o texto foi me envolvendo no início. Eu querendo saber quais pessoas você viu. E você fecha com chave de ouro com o seu reflexo. Sobre o vestibular, já te disse: "Vai dar certo!"

    ResponderExcluir
  5. Gosto tanto dos seus textos, Gabi, você escreve tão simples e ainda assim consegue passar profundidade...amo! ;) E eu também adoro observar as pessoas, principalmente no ônibus. Mas eu dou uma disfarçada pq odeio gente que fica me encarando então deve existir mais pessoas assim. rs


    Ah, indiquei um meme pra você lá no blog, tá?
    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Amei o post, quero estar com vc esse ano de 2013!


    Depois de um longo período de férias, estou de volta! rs
    jj-jovemjornalista.com

    ResponderExcluir