quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Algumas palavrinhas sobre algo que já faz parte da minha vida.

Talvez eu deva começar este texto falando da saudade e da agonia extrema que eu sinto quando meu namorado viaja. Sou muito trágica e fico aqui pensando em desastres que podem acontecer, afinal são mais de 12 horas de viagem (bem mais, acredito eu). Para ajudar (só que não), tive um pesadelo super realista, no qual acontecia um acidente com o ônibus e dois amigos dele morriam na hora. Passo o resto do dia tentando falar com meu namorado, algumas vezes sem conseguir porque a TIM não gosta de facilitar as coisas, como sabemos.

Mas a verdade é que eu consigo viver com essa mini distância e sei que essas neuras são passageiras, logo ele vai estar de volta, sorrindo de orelha a orelha, me contando todos os detalhes da viagem.

Ah, para onde ele foi? Piracicaba - SP.
E por que ele foi? Porque ele faz parte de uma equipe incrível de engenheiros e estudantes de engenharia mecânica. A RS Racing Team. 
Eles criaram o melhor kart melhorado do mundo! Brincadeira, eles me matam se eu falar isso. Não é kart. É um protótipo. Um carro tipo fórmula (me corrijam se eu estiver errada, faço Letras, sou ingênua para essas coisas).
Vocês tem noção? Eu já acho difícil fazer uma torre com blocos de madeira, imagina um carro! Assim, do zero.

Que não deve ser fácil, é óbvio, mas esses guris, e algumas gurias (corajosas, elas) provaram que o difícil não é impossível. Passaram o ano inteiro projetando, pesquisando, fazendo melhorias, botando a mão na massa, suando, passando noites em claro, para "dar a luz" ao sonho. E conseguiram!

Nos últimos dias, mesmo que eu nunca tenha estado na oficina, acompanhei o sacrifício de todos. Não arredaram o pé de lá, revezavam algumas horinhas de sono, às vezes nem isso, estavam a beira da exaustão, mas não desistiram. Desistir nunca passou pela cabeça deles, aliás. Isso é até uma ofensa. Surgiram vários obstáculos, e a equipe sempre esteve pronta para superá-los. 
E agora está aí, está acontecendo!
A equipe, neste momento, está na estrada. Espero que eles estejam descansando um pouco, pois ainda tem muito pela frente.
A competição Fórmula SAE - Petrobras vai ser árdua, com muita concorrência (27 equipes), pressão nas avaliações e apresentações, e a expectativa da prova mais difícil, o enduro. 

Mesmo não conhecendo quase ninguém que faz parte da equipe (infelizmente), eu sei que eles conseguem, e que até o último minuto estarão trabalhando duro, afinal eles não conhecem outra forma de fazer as coisas, que não seja a melhor.

                            Foto: Em meio a testes, planejamento da viagem,
checklists e noites mal ou sequer dormidas, uma
foto tirada pelo colega Pedro Fetter chamou a
atenção da equipe por ilustrar uma das premissas
do time.
Visíveis sorrisos e empolgação dos pequenos alunos do Colégio de Aplicação da UFRGS ao
avistarem aquele curioso carro, tão diferente do
que estão acostumados. Nossa recompensa pelo
árduo trabalho é a certeza de que ao menos um
desses pequenos chegará em casa hoje, pegará
uma folha, um lápis, e desenhará em alguns inocentes rabiscos o que viu hoje pela manhã. Não há troféu mais cobiçado do que esse.
Já ganharam a admiração da criançada. E a minha também.

(Minhas sinceras desculpas ao meu amor, por todos os momentos em que eu não tive paciência ou compreensão. Eu te amo e estou orgulhosa de ti.)


7 comentários:

  1. Iralis, você é muito amor! Que ternura esse post! Eu também estaria babando de orgulho e eu tenho certeza que o trabalho duro do seu namorado e da equipe serão reconhecidos e devidamente recompensados!
    beijos

    ResponderExcluir
  2. Boa sorte para o noivo!!!
    E que ele volte logo e com o troféu na mão!
    Beijo!

    ResponderExcluir
  3. Meu amor...apesar de ser cliche a frase, não consegui achar nada melhor pra representar(faço engenharia), não tenho palavras pra descrever o quanto eu te amo, o quanto tu me faz feliz, e queria dizer que o meu sucesso nesse projeto devo tambem a ti, tu completa a minha vida, do teu lado as coisas ficam mais faceis, muito do que faço é para que tu fique orgulhosa de mim...eu te amo meu anjinho.

    A equipe inteira viu esse post no ônibus enquanto faziamos nossa viagem de 20 horas para lá, não imagina o quanto me pediram pra te agradecer e o quanto isso nos empolgou.

    ResponderExcluir
  4. Boa sorte para ele! Ele deve ser muito inteligente!

    ResponderExcluir
  5. Acho que a essa altura a competição já aconteceu, mas preciso dizer que isso é incrível! Construir um carro! Eu demoro pra terminar de ler meus textos...
    Parabéns pro seu namorado e pra equipe toda. Espero que tenha sido um sucesso!

    Beijo, Iralinha linda!

    ResponderExcluir
  6. Ah querida, é normal a gente descontar neles e ser intolerante de quando em vez. O problema é quando se torna recorrente.

    E eu pensei que era a única louca que pensava em acidentes e desgraças quando o meu namo sai de casa! É reconfortante saber que o que eu tenho não é loucura aguda rs...

    beijoca e boa sorte pro namoradooo

    ResponderExcluir