quarta-feira, 10 de outubro de 2012

"Ser livre é, frequentemente, ser só."

Esse semestre estou fazendo menos cadeiras na faculdade do que gostaria. Por causa disso só apareço por lá três dias por semana. 
Eu estudo à noite e moro perto da faculdade. Um perto que é longe, sabe? Não é perto suficiente para ir a pé e os únicos ônibus que passam lá não passam perto da minha casa.
Segunda e quarta feira eu tenho aula só as 21 da noite. Como eu sou precavida e medrosa, não vou tão em cima da hora para não sair de casa e correr o risco de não voltar. Então vou mais cedo. Às vezes pego carona, às vezes caminho até o ônibus...

Aí eu chego cedo. Umas duas horas antes de começar minha aula.
Já venho preparada: Livro, música, dinheiro para lanchinho e corro para minha sala de aula.
Sim, eu fico as duas horas que me restam dentro da sala de aula [que não é usada até as 21 horas].

Para não parecer tão louca, eu explico.
Gosto da sala de aula. Ela fica vazia, quietinha, tem um computador na mesa do professor, ninguém me incomoda, e eu posso ouvir música sem o fone de ouvido me sentindo rebelde.
Aliás é na mesa do professor que eu estou agora escrevendo esse post, veja só. 

Para ser sincera, essas duas horas de espera são as mais produtivas do meu dia. Faço algumas atividades para meus alunos, trabalhos para faculdade, mando e respondo meus e-mails. 
Eu realmente gosto de vir mais cedo e ficar aqui dentro da sala. E quando começam a chegar meus colegas, eu fico tristonha porque acabou meu tempo. Tenho que sair da mesa do professor, ir para minha carteira de estudante e prestar atenção na aula!

Semestre que vem quando meus horários estiverem mais apertados, eu sei que é disso que eu vou sentir falta.
Desse tempo meu dentro da faculdade, que por mais estranho que pareça, eu chamo de liberdade.


5 comentários:

  1. Gab! Eu te entendo perfeitamente!! Dia de segunda-feira, só tenho a segunda aula na faculdade. Mas vou cedo de qualquer jeito. Então chego às 7h30, mas a aula só começa às 9h30! AMO essas 2 horas. Fico brava quando chego e já tem gente na sala de aula. Porque amo curtir a sala quietinha, no silêncio. Posso ler ou tirar meus cochilos.. Amo estar ali, naquele espaço grande e silencioso, apenas na minha companhia.. É bom nos encontrarmos com nós mesmas fora do nosso quarto, no meio da vida agitada..

    ResponderExcluir
  2. Mas a liberdade que temos, talvez por ser tão utópica, está mesmo nas pequenas coisas. Reservar esse tempinho para você e a sua vida social/virtual é bacana. Sobretudo na faculdade, espaço de constante aprendizagem. Abraços!

    ResponderExcluir
  3. Mas você pode continuar indo pra faculdade duas horas antes mesmo se tiver aula às 19h, não? E, bem, eu também adoro ficar sozinha por um tempo, mas odeio quando passo muito tempo só.

    ResponderExcluir
  4. Ah, eu também adorava ficar sozinho na sala de aula nos períodos vagos ou intervalos :-)

    ResponderExcluir